segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AQUILO QUE TRATAMOS, UM DIA PASSARÁ A SE TRATAR DE NÓS...

Paz do Senhor amigos e visitantes.

"Eis que ensinastes a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas.
As tuas palavras firmaram os que tropeçavam e os joelhos desfalecentes tens fortalecido.
Mas agora, que se trata de ti..."Jó 4:3-5






Há momentos gloriosos na vida de um cristão e, certamente, um deles é quando ele pode ser útil na vida de alguém, pois geralmente nesse período, ele está vivendo um ótimo momento de intimidade e busca; geralmente é alguém que decidiu conhecer a Deus de um jeito mais profundo, tão intenso que não consegue guardar tudo o que aprende para si mesmo, sente necessidade de dividir isso com o próximo.

O mais bonito desse período é que tal cristão não precisa convencer ou persuadir ninguém, a doçura de suas palavras, a ternura de seu olhar, a abordagem amorosa, a voz firme, porém carregado de blandícias, demonstram que o que ele mais quer é que as pessoas, não importa como estejam, encostem, absorvam e doem novas experiências.

Em todo tempo procuramos ser exemplo, exemplo dos fiéis (1Tm 4:12), de boas obras (Tt 2:7), ao rebanho (1 Pe 5:3), na aflição (Tg 5:10), irmãos, cidadania, entre tantos, podemos destacar o de ser pai, pois esse muitas vezes, o exemplo fala mais do que muitas palavras. Jó era um exemplo para seus filhos, sempre procurando ensinar e dividir o que sabia.

Não conseguimos mensurar o quanto podemos ser benção na vida de alguém, inclusive isso não compete a nós, pois nunca seremos precisos nessa medida. O que podemos saber e concluir é que ao passar na vida de alguém, devemos ser intensos nessa troca, não negligenciando nenhuma das possibilidades de melhorar a vida de quem Deus colocou em nosso caminho.

Sobretudo, o que aprendemos nesse texto é que ensinar não anula a necessidade de aprender, fortalecer não anula a necessidade de precisar de força, as palavras por nós articuladas e preparadas para o ensino não afasta a possibilidade de esmorecer, ressequidos de retóricas proféticas e os joelhos, ah! os joelhos, esses que ao tocar o chão em oração, ora fortalecem a outros que desfalecem, ora a única razão de não cairmos.

O que não podemos negar é que todos, em diferentes momentos da vida, passamos por um momento de "Mas Agora", isto é, em que todos os assuntos tratados passam a se tratar de nós mesmos.

Ainda que Elifaz tenha insinuado que aquela tribulação era consequência de alguma falha de Jó, a verdade é que sempre haverá um momento em que seremos confrontados por tudo o que falamos, por tudo o que pensamos, tudo o que tratamos.

Naquele momento, por conta do pesado teste que Jó enfrentou, se deixou levar pelas capciosidades das colocações de Elifaz, mas aprendendo com essa história, quero dizer que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tratou na cruz de todos os assuntos pertinentes à nossa vida, inclusive esse, ao dizer no Getsêmani que "Contudo faça-se Sua vontade" e concluindo ao dizer "Está consumado", ou seja, cumpriu-se a VONTADE mencionada por Cristo no Getsêmani.

Se para cumprir a vontade de Deus, Jesus entregou-se a Si mesmo, o que nosso Mestre é capaz de fazer para que se cumpra a vontade do Pai na nossa vida?

Não há tribulação que obstruía a vontade de Deus, nem tão pouco aflição que se compare a glória futura (Rm 8:18), o que durará eternamente será nossa vida com o Pai no lugar onde Cristo já preparou.

Sl 30:5 / Sl 97:11 / Hb 3:17-18






Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter vocês com meus amigos