terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um protege o outro mas ninguém sabe quem protege quem


"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador.Toda vara que em mim, que não dá fruto, a tira;e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto". João 15:1 e 2

Paz do Senhor Jesus...


A verdadeira essência do cristianismo pode ser resumida nesse texto de Jesus, porque aqui Cristo se coloca como a videira verdadeira e nós os galhos que a compõe.

Jesus deixa claro que todos nós somos galhos, a diferença é que alguns são enxertados nas videiras falsas e outros na verdadeira (Jesus Cristo), quisera que todos fossem enxertados em Cristo depois de meditarem nesse texto (nota pessoal).

Aos que estão enxertados em Cristo mas abdicarem de produzir frutos, outrossim, não quiserem permanecer enxertados, serão cortados e lançados para serem queimados juntamente com os galhos que estão enxertados nas videiras falsas. Jo 15:6

Podemos dizer que o galho de cima protege o de baixo: da chuva, do sol, dos ventos, neve, entre outras dificuldades; olhando por esse ângulo temos a impressão de que existem os protetores e os protegidos, sendo imutável tal condição, mas não é bem assim.

É extremamente laureado vermos que no cristianismo há irmãos altruístas, que tem prazer em servir, mas infelizmente há também os que protegem outros por pensarem que estarão sempre acima do protegido, o que muda a intensão do que fazem.

Existe sim o galho de cima que protege o de baixo, a todo minuto Jesus enxerta um galho novo, não sabendo nós onde Ele enxertará. Jesus pode seguir nossa ordem cronológica, hierárquica,etc; porém Ele é dono de todos esses elementos e pode mudar o que chamamos de ordem no momento em que Ele quiser, Cristo é atemporal.

Além disso, Ele mesmo deu exemplos claros dessa troca:
Ele alimenta uma multidão e é alimentado por Marta no jantar na casa de Simão;
Ele confia na habilidade marítima de seus discípulos pescadores ao dormir no barco e é a resposta da confiança deles ao acalmar a tempestade;

Jesus alivia o cansaço e a opressão dos homens e é aliviado com a ajuda de Simão Cirineu.
Nenhum desses exemplos pretende diminuir o poder de Jesus e nem colocar em questão sua divindade, pelo contrário, enaltece sua divindade e humanidade porque é servido por magos do oriente e lava nossos pés para darmos continuidade em servir e ser servido sem perder a presença de Deus em nós e tornar-se homens melhores dia após dia.

 A videira é assim: um galho protege o outro sem saber quem protege quem; A raiz dá vida e o tronco sustenta a todos...

Deus abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ter vocês com meus amigos