quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016



SOBRE ELES E SOBRE NÓS


Olá queridos amigos mais antigos e amigos novos 

Falar do Espírito Santo, pessoa da trindade (1 Jo 5:7 / 2 Co 3:17 / 2 Co 13:14), exigiria de qualquer homem um longo período de explanação e entendimento, mas pedi autorização do Senhor para fazer uma breve exposição da importância de se ter o Espírito Santo de Deus atuando de maneira contundente na vida de quem crê e busca profundidade de Deus em sua vida.

Através da exposição das escrituras sagradas o homem que a ouve é convencido que através de Adão, o pecado entrou no mundo, tornando todo homem declinado moralmente e espiritualmente, morto em seus próprios delitos e pecados (Ef 2:1) sem esperança em estar novamente com Deus, mas que através da morte sacrificial de Jesus crucificado no calvário e ressurreto ao terceiro dia, foi novamente feito filho de Deus por adoção.

Além de Jesus ser o Autor da esperança de morar eternamente em um novo céu e uma nova terra é também Consumador dessa fé, para isso, ao ascender ao céu e assentar-se ao lado do Pai, deixou o Espírito Santo para primeiramente habitar em nós (1 Co 3:16) nos consolar (Jo 16:7), interceder por nossas orações (Rm 8:26) nos aproximar de Deus (Sl 51:11), guiar em toda verdade (Jo 16:12), é a garantia da volta de Jesus (Ef 1:13-14), é como um vento (Jo 3:8) nos ensina (Jo 14:26)

Respeito alguns irmãos em Cristo que afirmam que recebemos o Espírito Santo no momento da conversão e isso é suficiente para nós, mas com o mesmo respeito devo discordar, pois esse texto é extremamente claro quanto a necessidade de viver com outros elementos manifestados através da habitação do Espírito Santo na vida dessa nova criatura.

Lembro-me das palavras do Mestre dizendo: "E Eu vos digo a Vós: Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á... pois se vós, sendo maus, sabei dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que Lhos pedirem" (Lc 11:9 e 13). Por acaso está Cristo falando com criaturas que pretendem continuar separados de Deus? acredito que não amigos!!! está Cristo então falando com alguns salvos que acreditam que o Espírito Santo não é dinamizador na vida de quem pretende ser usado para realização da obra de Cristo? também acredito que não! por uma simples razão, o pão é necessário para a vida, assim como o peixe e o ovo e se nós que somos maus não queremos que nossos filhos deixem de ter vida para continuar e certamente nos apressamos em acabar com a fome deles, quanto mais o Senhor para aqueles que quiserem viver em plenitude de poder do Espírito Santo sobre si.

Se alguém ainda assim acredita que isso é meramente especulativo, preciso lembrar do texto em que Jesus, já ressuscitado assopra sobre seus discípulos, já convictos de sua fé e extremamente usados pelo Senhor em suas realizações, o Espírito Santo (Jo 20:22). A tradução para Assoprar aqui é (emphusao) verbo usado em Gn 2:7 onde Deus soprou o fôlego de vida no homem. Jesus produziu neles nova vida e acredito que Deus permanece com a mesma intensão conosco, para enfrentar todas as tentativas do mal em nos fazer cair, as angústias da nossa alma no decorrer da vida cristã e as curas das marcas que carregamos pela vida e obra divina, precisamos desse sopro, misericórdia Senhor!

Conhecendo Paulo através das escrituras, não acredito que essa imposição de suas mãos sobre os irmãos que já haviam sido batizados pelo batismo de João, foi algum exibicionismo ou algo assessório na vida dos 12 irmãos, mas sim que essa imposição foi necessária pelo zelo que nosso Senhor tem com a vida humana, se não fosse assim não diria através do próprio Paulo: "Não entristeçais o Espírito" (Ef 4:30) e "Não extingais o Espírito" (1 Ts 5:19).

Animem-se queridos, vocês não estão sós!!! o Espírito Santo está convosco até a consumação dos séculos (Mt 28:20)

Preciso advertir que não sejamos como os pietistas, movimento do século XVII, que valorizavam as experiências pessoais para substituir verdades reais conservadoras, em oposição a ortodoxia luterana, não é isso que Paulo quis fazer com os irmãos, mas sim, potencializar todas as verdades adquirida pelas escrituras, tendo vida com Deus e sendo cheios do Espírito Santo!!! 

O próprio Jesus foi cheio do Espírito Santo, inclusive o Espírito, depois de repousar sobre Ele (Lc 3:22) O guiou ao deserto (Mt 4:1) para triunfar sobre o inimigo de nossas almas, disse também que o Espírito o ungiu, recitando Is 61:1 e foi necessário para que Jesus realizasse as obras do Pai (At 10:38).

Uma das características mais relevantes da igreja primitiva é que quanto mais perseguições, mais crises, mais dissoluções surgissem, na mesma proporção teriam que buscar serem cheios do Espírito Santo, entenderam bem o que diz Ef 5:18, quando há uma ordem dizendo: "Enchei-vos do Espírito", quanto mais somos cheios do Espírito, mais temos intimidade com Deus e quanto mais intimidade com Deus, mais elevamos nosso pensamento ao alto (Cl 3:2) e nas coisas que não se veem (2 Co 4:18).

Cuidado irmãos!!! se o Espírito Santo não habitar mais em alguém, esse alguém automaticamente recebe o espírito das trevas! procurem lembrar de Sansão, de Saul ou Judas. 

Não deixem de buscar com muita ênfase a presença do Espírito Santo pois Ele é o azeite que mantém a lâmpada acesa, sejamos prudentes e não loucos!  (Mt 25:10)

Minha oração é essa: Senhor peço-te que envie sobre nós o derramamento do Espírito Santo, como fizeste em pentecostes sobre os servos para que o temor quanto ao pecado reviva Seus filhos e os leve ao arrependimento, a fim de amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia, praticando justiça, misericórdia e amor e como fizeste também como os irmãos que foram impactados pela pregação de Pedro (At 2:38) onde muitos receberam a salvação mediante o convencimento do Espírito Santo, abrindo a porta de seus corações, presença essa, semelhante a que Paulo falava (1 Co 2:4-5) que é o poder de Deus, amém

Tenho para mim que somos a pior geração de cristãos que andou sobre a terra, pois com todo o conhecimento e informação do que o evangelho provoca nas pessoas e do quanto o poder de Deus é sobrenatural, somos a geração que menos ora, jejua, busca conhecimento bíblico, que menos conhece o poder do Espírito Santo, porém, a que mais exige de Deus. Dizemos que queremos encontrar os grandes homens que passaram pela terra honrando o nome de Deus, eu particularmente tenho vergonha, pois quando começarem a falar do que aprenderam e viveram em Deus e o quanto buscaram para que isso acontecesse, teria que ficar em silêncio por tamanha vergonha.

FAZEMOS O MÍNIMO E EXIGIMOS O MÁXIMO DE DEUS!!!

Queremos que as águas do templo alcancem nossos ombros sem cobrir nossos tornozelos.

Enfim, Acredito que só a intervenção do Espírito Santo é que trará a consciência de pecado e arrependimento à nossa nação e ao mundo, resta saber se dará tempo disso acontecer antes do Senhor vir buscar Sua igreja lavada e remida pelo sangue do Cordeiro, pois mesmo entendendo que Deus não quer que nenhum se perca (2 Pe 3:9), o Espírito e a noiva dizem Vem (Ap 22:17).

 Maranata Senhor Jesus!!!



















Um comentário:

É muito bom ter vocês com meus amigos