sábado, 8 de outubro de 2011

logo creio


Paz do Senhor a todos



"E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã nossa pregação, e também é vã a nossa fé". 1 Co 15:14

A bíblia sagrada é um acervo de várias histórias, respeitando alguns fatores, podemos aplicar os contextos dessas histórias para nossas vidas, mediante a fé.

Paulo está explicando que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou, porém muitos duvidavam que alguém fosse ressuscitado como Jesus fora, Paulo dizia que como Cristo ressuscitou dentre os mortos, logo os mortos em Cristo também ressuscitariam.

Graças à bíblia sagrada pudemos atrelar nossa fé natural ao cuidado de Deus pela Sua criação, além disso, nos apoiamos Nele para construirmos nossas certezas.

Quem já não teve a fé reconstruída com as histórias de Abraão, de Ruth, Davi, ou já teve a fé devolvida com José do Egito, Mefibosete, Pedro. Todas essas histórias, entre muitas outras, podem ter inúmeros preceitos, que aplicados a nossa vida, podem construir uma fé sólida, entretanto, sem a ressurreição de Jesus na cruz, poderiam ser apenas belas histórias.

Certamente seríamos considerados poetas, contadores de histórias, jornalistas, isto é, nossos discursos seriam apenas para auto-ajuda, palestras informativas, emotivas; serviria para aflorar sentimentos, expor e explorar as fraquezas das pessoas, enfim, qualquer coisa poderia ser feita com o conhecimento, até mesmo produzir uma fé completamente deformada, é o que acontece quando não ensinamos que a ressurreição de Jesus foi responsável pela criação de uma fé genuína, apaixonante, sem interesse próprio.

Há alguns que dizem que toda fé é interesseiramente egoísta, confesso que me preocupo com tal afirmação, isso porque acredito que mesmo havendo um interesse particular pelo objetivo da fé, Jesus é nosso dono, logo aplico minha fé naquilo que sei que edifica Cristo em mim, ou seja, o que o objetivo da fé produzirá em mim é exatamente o que Cristo gostaria que fosse útil para me aproximar Dele.

Infelizmente não nascemos dotados de nenhum termômetro para medir a fé, porém amados, quero deixar uma reflexão de como podemos medi-la com base em alguns indicadores e a idéia é essa: Imagine se o Senhor nos dissesse que a partir de agora não nos daria mais nenhum sinal, não nos concederia mais nada, que não adiantaria mais desenvolver e nem exercitar a fé, além de aniquilarmos nossa esperança, poderíamos apenas firmar nossa fé naquilo que Deus já nos fez e já nos deu, o que faríamos?

Se isso acontecesse irmãos, teríamos uma nação malograda, frustrada, semelhantes a que o profeta Ageu foi usado para repreender, que só estavam esperando um motivo para abandonar a casa do Senhor e Seus preceitos para cuidar de suas próprias casas, além de ter que abrir mão de amuletos, muletas e amparos; em contra partida, encontraríamos os irmãos que se contentam em acreditar que a fé genuína é fruto da aceitação que Cristo ressuscitou e que pode ser solidificada cada vez mais através do ouvir a palavra de Deus, sendo assim, deixamos de ter fé na fé, para termos fé em Deus.

Acredito que a fé que serve como ponte entre Deus e o homem não pode ser a fé que a ressurreição de Cristo produz, já que o objetivo da cruz foi justamente o oposto dessa idéia e serviu para construir uma fé que aproxima o homem de Deus; a ressurreição de Cristo não depende da minha fé para provar que existiu, igualmente, não precisamos de fé para considerar fatos, mas precisamos desse fato, em especial, para considerar a fé.

Cristo ressuscitou dentre os mortos, logo creio...

Um comentário:

  1. Quão abençoada essa palavra. Obrigada Deus pelo meu irmão. Que Deus continue lhe usando.

    ResponderExcluir

É muito bom ter vocês com meus amigos